
Apiário Vale do Ninho, o nosso primeiro!!
Quando começamos o ofício de apicultor, fizemos formação, compramos livros, e decidimos fazer um ano zero na empresa, ou seja, compramos colmeias e vamos aplicar o que aprendemos, sem expectativas. Aprendemos logo de início, que um apicultor trabalha de sol a sol, e em Mirandela o sol manda-nos uns belos 40 graus, de julho a setembro.
O nosso trabalho em campo não para. A partir de fevereiro começamos a avaliar como foi o inverno das colmeias, alinhamos e realinhamos os quadros, que é o lugar onde vivem e nascem as abelhas, avaliamos doenças, limpamos terrenos, aplicamos caça pólen, desdobramos colmeias quando estão cheias de população e assim aumentamos o nosso número de colmeias e evitamos que as abelhas fujam, literalmente das nossas colmeias. É que as abelhas não gostam de estar apertadas!!! Colocamos meias alças, de onde sairá o mel, e quase todos os dias avaliamos a situação de cada colmeia.
Imagine que hoje estão 25 graus, sem chuva. A colmeia está numa ordem, mas para a semana chove e baixa para os 15 graus, e a colmeia retrai-se e tudo muda, para pior, as abelhas não saem com chuva, portanto comem tudo o que reservaram e… não temos mel para nós. Quando acaba a jornada? Tiramos mel em junho/julho, e depois é cuidar das colmeias para o inverno, garantir que têm alimento e estão fortes para as temperaturas negativas. Até fevereiro, avaliamos como estão os campos, se o vento não derrubou nenhuma colmeia, e no armazém consertamos estragos. É… o apicultor, tem a sua cota de marceneiro, pedreiro, trolha, enfim, temos de fazer de tudo, todo o ano.
Valle das Corujas, produzimos natureza!!

Recebi a minha encomenda de mel, um mel delicioso e perfumado. Adorei o carinho no embalamento.
Sempre simpatizei com o Hélder Reis, desde que servia cafés, sempre muito gentil. Tive o prazer de o conhecer pessoalmente no Alentejo, mais própriamente na Vidigueira, terra natal do meu marido. Até hoje continua a ser a Pessoa humilde, simpática e muito agradável a ouvi lo a falar do seu melhor. Desejo lhe muita saúde . Obrigada por ser como é.
Ola helder reis eu adoro te és mesmo um amor um grande homem meiguinho muito educado és um jovem que eu adorava ter como filho és um profissional de televisão invejável és um apresentador com muita mas muita qualidade parabéns por seres um ser humano tão bom diz me como faço para comprar o teu mel e o teu pólen do valle das corujas tens um belo espaço adorava fazer uma visita a essa bonita aldeia muitas felicidades muita saúde muita sorte bem haja.
Estou encantada com toda esta maravilha , cores e processo para ter o mel e suas aplicações.
Sou fã.
Vou ver os vossos produtos que quero adquirir via transferência bancária.
Parabéns ao sr. Helder Reis e a toda a equipa
Cumprimentos da
Custódia Santos
Não imaginava, que a produção de mel dava tanto trabalho. Mas valeu a pena . O mel da vossa produção é mesmo excelente. Estão de Parabéns.